A Fenamilho Internacional mais uma vez se destaca como palco de atividades culturais, palestras de relevância social e fortalece o apoio à educação da região proporcionando a realização de eventos em sua grade de atividades.

A segunda-feira, 24, foi marcada por diversas atividades culturais, tecnológicas e de cunho social. Após o primeiro final de semana de Fenamilho Internacional com muito movimento, a semana iniciou com entrada gratuita ao público em geral. Diferentemente das outras edições que contemplavam apenas um dia de gratuidade aos visitantes, a 20ª edição concede dois dias, segunda e terça-feira respectivamente.

A parte da manhã foi caracterizada por palestras sobre negócios e educação financeira. Iniciou com a Rodada de Negócios da AGIR com apoio do Sebrae/RS no Auditório Iglenho Burtet, com a presença de diversos empresários e empreendedores da cidade e região. Já no Palco Cultural ocorreu a palestras palestras: “Educação Financeira” e “Carreira” promovidas pelo Sicredi União RS; “Arte e Cultura para a Formação do Cidadão” realizada pela Turma do Dionísio teve como público alunos de escolas de Santo Ângelo e contou com a presença de representantes da 14ª Coordenadoria de Educação.

Durante a tarde, a Comissão da Fenamilho Internacional visitou o Pavilhão de Inovação que conta com várias atrações, entre projetos e programas de inovações tecnológicas voltados ao empreendedorismo, reunindo sete expositores que representam instituições de ensino, empresas de tecnologia e Startups. Entre os trabalhos apresentados à comitiva, destaque para o robô humanoide Inmoove, em fase final de construção e que deverá “ganhar vida” em breve, projeto de acadêmicos do Curso de Engenharia Elétrica da URI Campus Santo Ângelo.

Ainda no período da tarde, a Comissão participou do lançamento do livro “Mais Ciência: Uma trilha de conhecimentos para aprender e empreender” oriundo de projeto de extensão de mesmo nome realizado em 2022. O lançamento ocorreu na Casa da URI, localizada dentro do Parque de Exposições Siegfried Ritter. O projeto Mais Ciência foi desenvolvido pela URI Campus Santo Ângelo envolvendo mais de 1.800 alunos do Ensino Médio e mais de 300 professores da rede pública, coordenado pelas professoras Rosângela Prestes e Eliani Retzlaff.

À noite, no Auditório Iglenho Burtet, ocorreu palestras que abordaram as atribuições do MPT e o trabalho análogo à escravidão. O evento iniciou com a palestra de Marco Aurélio Gomes Cordeiro da Cunha, procurador do Ministério Público do Trabalho, que abordou o tema “O papel do Ministério Público do Trabalho na concretização da Constituição e na defesa dos direitos sociais”, tema em evidência depois de uma série de fatos registrados no Rio Grande do Sul, especialmente na serra gaúcha e na fronteira oeste, que ganharam repercussão nacional. Seguido pela palestra do Mestre em Direito, Valdir Garcia Alfaro, professor do Direito do Trabalho da URI Santo Ângelo, que falou aos presentes sobre “Humanização das relações de trabalho, as normas de saúde e proteção, e o trabalho análogo à condição de escravo”.


A 20ª Fenamilho Internacional conta com os seguintes patrocinadores:
Master: Redemaq
Diamante: Sicredi
Ouro: Farmácias São João, Stok Center e Vero
Prata: Amstel, Noroeste Bebidas e Banco do Brasil
Bronze: Banrisul
Patrocínio: Cavalini Eventos, AgroFutura, Uggeri S/A, Dona Rosa Supermercado, Sicoob e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).